Desencalhe de navio carregado de bauxita no litoral do MA depende de planejamento e licenças ambientais

  • 19/02/2024
(Foto: Reprodução)
Ainda não há previsão para que o navio mercante “Forte de São Felipe”, de bandeira brasileira, seja retirado do litoral de São Luís, onde está encalhado desde a manhã de sábado (17). Desencalhe de navio carregado de bauxita no litoral do MA depende de planejamento e licenças ambientais Reprodução/TV Mirante Ainda não há previsão de desencalhe do navio mercante “Forte de São Felipe”, de bandeira brasileira, que está encalhado no litoral de São Luís, desde a manhã de sábado (17). Depois de duas tentativas fracassadas para retirar o navio da lama, uma empresa privada deve apresentar um plano para fazer a retirada do cargueiro. Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), a embarcação só poderá ser desencalhada após o dono do navio apresentar um plano de desencalhe, que deverá ser aprovado pela Marinha, além de licenças ambientais. “Ressaltamos que a manobra de desencalhe do navio somente será autorizada após a aprovação do plano pela Marinha e obtenção de licenças, pelo armador (dono) da embarcação, junto aos órgãos ambientais competentes, conforme preconizado nas Normas de Autoridade Marítima (NORMAM-221/DPC)”, explicou a CPMA ao g1. Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, o órgão segue acompanhando a situação do navio e que considera ser fundamental garantir um planejamento criterioso, para assegurar a segurança da navegação e prevenir a poluição hídrica. Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram As autoridades portuárias Maranhão ainda não descobriram as circunstâncias e os responsáveis pelas falhas que causaram o encalhe do navio. O resultado do inquérito sai em 90 dias. A Alumar informou que está em andamento com a operação para liberação do canal de navegação no Estreito dos Coqueiros e reflutuação do navio. O consórcio disse, ainda, que não há danos ambientais. O navio mercante pertence à Empresa de Navegação Elcano SA, que opera desde 2012. O g1 entrou em contato com a empresa e aguarda um posicionamento sobre o plano de desencalhe da embarcação. Entenda o caso Navio com 22 mil toneladas de bauxita encalha no Maranhão O navio “Forte de São Felipe” está encalhado desde a manhã do último sábado (17), no canal de propriedade privada, que dá acesso ao porto da empresa Alumar, que utiliza a bauxita em suas operações. A embarcação está carregada com 22 mil toneladas de bauxita, um mineral utilizado na obtenção de alumínio. Pescadores na região do encalhe estão preocupados com possíveis vazamentos do mineral, o que afetaria diretamente a obtenção de alimentos, porém a Capitania dos Portos diz que, até o momento, não há risco de vazamentos da carga ou danos estruturais no navio. Além disso, devido a situação da embarcação, foi divulgado um 'Aviso aos Navegantes' que informa a posição do navio no mar para evitar riscos na área. Dos tripulantes que estavam na embarcação, todos foram resgatados e passam bem. A embarcação tem cerca de 229 metros de comprimento e saiu Porto de Juruti, no Pará, e tinha como destino o porto da Alumar. Rebocadores já foram usados para o desencalhe, porém, não houve sucesso na operação devido a baixa maré. O motivo do encalhe ainda não foi informado. Há a suspeita de que o comandante do navio tenha navegado fora da área central do canal, onde as águas são mais profundas, e ido em direção às margens. Por isso, o navio acabou preso em um banco de areia. No entanto, a Capitania dos Portos diz que um Inquérito Administrativo irá apurar as causas do encalhe e que apenas a conclusão desse inquérito poderá determinar as causas. Em nota, a Alumar afirmou que, embora o navio não seja controlado ou operado pela empresa, disponibilizou equipes para auxiliar as autoridades competentes no desencalhe da embarcação.

FONTE: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2024/02/19/desencalhe-de-navio-carregado-de-bauxita-no-litoral-do-ma-depende-de-planejamento-e-licencas-ambientais.ghtml


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